top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Helena Rodrigues

GESTOR x LÍDER

Qual é o grande diferencial entre esses dois “senhores”?

Os termos "Gestão" e "Liderança" são frequentemente confundidos. Na verdade, inclusive nas organizações, os enxergam como similares. Não são!

Liderança é uma habilidade natural, que pode ser estimulada e desenvolvida, em influenciar alguém, um grupo, uma organização ou mesmo uma comunidade a alcançar objetivos.

Gestão, por outro lado, é o uso de autoridade inerente numa hierarquia formal para obter o cumprimento dos processos que mantêm uma organização funcionando.

Eu diria que Gestão é uma ciência que pode ser ensinada e aprendida; Liderança inata é uma arte. A gestão é uma função, enquanto a liderança é um relacionamento.

Liderança tem a ver com as pessoas acreditarem e seguirem a visão e sonhos de um líder. Numa interpretação simplista seria:

Gestores são focam em resultados, comandam, expressam suas opiniões, determinam ações e, em geral, são seguidos e respeitados porque são “chefes”..

Líderes, por sua vez, buscam atingir resultados por meio das pessoas, inspirando, ajudando a formar opiniões e são seguidos porque acreditam neles. São iniciadores, influenciadores e motivadores.

Recorrentemente, perguntam-me sobre quais soft skills um gestor deve dispor para obter liderança. Habilidades interpessoais, na minha opinião, são essenciais para uma liderança assertiva.

Entretanto, é necessário considerarmos que o ser humano possui uma complexidade e diversidade inigualável para ser escrutinado de forma taxativa. São muitos os elementos variantes a serem ponderados para nomear uma pessoa a conduzir outras.

Também, é essencial compreendermos que um líder não, necessariamente, ocupa e nem tem capacidade (conhecimento) para preencher uma vaga de gerenciamento em uma companhia. Ele pode ser seguido, admirado e um grande influenciador, mas não necessariamente um administrador.

Na verdade, em qualquer sociedade organizada necessitamos de líderes, que nos inspirem a buscar nosso melhor e gestores executivos que trabalhem no sentido de resultados vantajosos. Ambos importam. Se forem dois em um só, tanto melhor!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page