Gestores, muitas vezes, possuem a ideia de conhecer tudo sobre seus colaboradores, pessoas que trabalham sob sua supervisão na organização.
No entanto, a minha experiência mostra o contrário.
É muito comum, durante uma consultaria empresarial e capacitação em liderança, verificar dificuldades em vários patamares na companhia, tema que me leva a conclusão do quanto é importante um treinamento de Coaching periódico nas organizações.
O custo benefício do investimento é realmente recompensador e gera maior produtividade, aumento em vendas, fidelização de clientes e fornecedores, aumento de volume de negócios, melhor engajamento genuíno dos funcionários, redução de rotatividade e diminuição do custo de treinamento, entre outras vantagens.
Dados esses, comprovados através de pesquisas do Instituto Gallup.
Vamos a algumas questões para que você, caro gestor, possa iluminar esse cenário:
1 – Seu colaborador possui total clareza sobre suas funções e a relevância delas dentro da organização?
2 – O funcionário contratado tem materiais, equipamentos e treinamento adequados para executar um bom trabalho?
3 – Você reconhece as qualidades e habilidades exclusivas de cada um de sua equipe?
4 – Comemora e valoriza as conquistas e resultados de seus colaboradores?
5 – Costuma estimular e oportunizar aprendizado constante aos seus subordinados?
6 – Habitualmente promove ações onde todos possam expor suas dúvidas, sugestões e as considera?
7 – Existe a clareza, para todos, de qual é o propósito, o valor que a empresa agrega e para onde ela caminha (missão)?
8 – Costuma aferir o progresso, tanto individualmente, como da equipe? Qual a métrica que usa?
9 – Sua equipe ou colaboradores são comprometidos com a qualidade do serviço ou produto que a empresa entrega?
Eis um bom mapa mental para agregar à sua liderança em gestão de pessoas.