Buscar
  • Maria Helena Rodrigues

PESSOAS QUE INSPIRAM PESSOAS

Inspirar é a primeira particularidade fundamental da liderança do século XXI.

Carecemos, no mundo, de lideranças políticas, lideranças religiosas, faltam lideranças educacionais, líderes nas empresas, líderes comunitários – na verdade em todas as áreas de uma sociedade organizada, justa e próspera, se percebe a falta de liderança.


Óbvio que não me refiro as lideranças legítimas, aquelas que ocupam cargos em organizações, um gerente, um gestor, um sacerdote, um professor, um político – são todos cargos concedidos através de um processo de admissão.

Nossa sociedade busca líderes verdadeiros, não pelo cargo que ocupam e sim aquela liderança inspiradora.

Na ausência de líderes inspiradores, seguimos e acatamos aqueles que se apresentam como solução de algum problema, de uma situação, da nossa dor.


A questão é: como é possível inspirar pessoas? Por meio de ideias e atitudes.

Uma boa Ideia é capaz de contagiar centenas e centenas de pessoas.

Quando Martin Luther king, o grande líder negro americano disse – em um discurso que aglutinou (hoje seria um problema) milhares de pessoas, nos EUA – “Eu tenho um Sonho”, essa era a grande ideia dele – que seu país fosse livre da segregação racial (brancos e negros tivessem os mesmos direitos).

Luther King poderia ter apenas uma grande ideia, mas ele teve atitude, ações e lutou por aquilo que acreditava – inspirar por meio de exemplo de vida.


Ou seja, pessoas que inspiram pessoas são os verdadeiros líderes, com ideias, atitudes e exemplo de vida e assim, nos voltamos para liderança!

Quais talentos são necessários para ser um líder, muitas vezes me perguntam!

Minha intenção é apresentar, nesta coluna, uma análise detalhada sobre a anatomia de liderança.

Iremos conversar sobre pessoas influenciadoras, aquelas que inspiram pessoas e, por falar nisso, quem te inspira?



0 visualização0 comentário