
Maria Helena Rodrigues
UM NOVO ESTILO DE GESTÃO
Confiança | Estabilidade | Empatia
Vou retomar a conversa sobre João Pedro, onde escrevi há edições passadas, sobre como seus talentos influenciam e oportunizam tomadas de decisões assertivas na sua vida pessoal e profissional.
Neste momento João resolveu não somente gerenciar sua equipe de trabalho, mas trilhar um caminho de liderança em um novo estilo e está em constante treinamento nesse aprendizado.
Dentro deste cenário ele compreende sobre a confiabilidade intrínseca que precisa inspirar em seus colaboradores e, estar em consenso com a sua fala e seu comportamento, é uma condição essencial para manter o respeito do pessoal. João Pedro entende que deve sempre cumprir com a sua palavra ao se comprometer com a equipe.
Da mesma forma, manter um nível de equilíbrio nem sempre é fácil e ele sabe disso. Conto para você, caro leitor, que este indivíduo, além de lidar com problemas estressantes no seu dia a dia de labor, também possui uma vida pessoal que, em muitas ocasiões, se percebe conflitante. Se manter no prumo nem sempre é fácil!
Empatia é elegância, segundo Constanza Pascolato, de você não invadir o espaço do outro e também um elemento essencial nesse novo caminhar de liderança. A capacidade de se importar com pessoas e se colocar no lugar delas é um luxo que não pode ser comprado em lugar algum. Deixar de olhar para seu umbigo e se importar com quem está no entorno, é uma arte.
A questão é: como manter esse nível de liderança equilibrado? A equação não funciona igual para todos, mas vale tentar.
Foco na auto concentração - olhar para dentro de si. Auto percepção – a capacidade de estar consciente de seu modo de se comportar. Auto gerenciamento – o olhar mais aguçado de como trazer seus pontos de melhoria à luz para poder gerenciá-los.
Treinar a difícil tarefa de escutar com atenção, paciência e coração, sem completar as frases da outra pessoa é, verdadeiramente, um passo certo na direção da verdadeira empatia e escuta apreciativa.
Passo a passo chegamos lá. Vamos tentar?
