Em algumas empresas e escritórios ao redor do mundo, pessoas estão sofrendo de crises de motivação. Algo que todos nós, de alguma forma já conseguimos observar.
Quem nunca entrou em um estabelecimento comercial e a atendente está no celular... e no celular continua sem ao menos levantar os olhos para você. Além de totalmente desmotivada com o que faz, ainda poderia acrescentar um adjetivo de mal-educada. A lista de membros desconectados, desengajados e apáticos em relação ao trabalho que executam é extensa.
Uma pesquisa coletada pelo Instituto Gallup/2022 mostra que os sentimentos dos colaboradores, pós pandemia, são negativos e variam entre raiva, stress, tristeza, dor física e preocupações.
Quando converso com lideranças e gestores, os motivos para o aumento dessa demanda variam e, para criar, manter ou ajustar a motivação sugiro que estimulem 4 fatores no clima organizacional:
AUTONOMIA – colaboradores que recebem metas e encontram soluções por conta própria, tendem a se sentir mais motivados.
PROPÓSITO – a consciência de que o trabalho contribui e impacta positivamente outro além de nós é um dos elementos motivadores.
DESAFIOS – estimular e desafiar as habilidades tanto individual quanto coletiva, é apostar nos talentos únicos de cada um.
RECONHECIMENTO – oferecer um elogio por um bom desempenho é uma das melhores formas de engajar e estimular o colaborador.
Entendo que motivar alguém enquanto batalhamos por nossa própria motivação não é uma tarefa fácil, mas necessária.
Incentive sempre o outro a ser uma melhor versão de si mesmo, principalmente nos momentos de enfrentamentos e adversidades.