top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Helena Rodrigues

JULGAMENTO PRESSUPOSTO - Nem tudo é como parece ser

Você, caro leitor, assim como eu, já deve ter cometido enganos em juízo de valor na sua vida e, talvez, um tanto precipitadamente. No entanto, após examinar, investigar e olhar atentamente percebeu o seu erro ao julgar uma situação a respeito de alguém.

Outro cenário muito comum é nós, seres humanos julgadores, avaliarmos uma pessoa por sua aparência ou seu comportamento quando nem mesmo tivemos a chance de conhecer verdadeiramente a criatura em questão.

Para iluminar esse cenário, trago a história e declaração de uma cliente e amiga, que me permitiu escrever sobre o episódio desde que mantivesse seu nome em anonimato.

O caso é o seguinte: Ana (nome fictício) ficou muito desconfiada, com razão, quando o marido chegou bebaço em casa numa madruga há um tempo atrás e, indo além, descobriu provas de infidelidade dentro do carro dele, tais como fios de cabelos, o banco sujo de batom e algo parecido com sêmen.

Ana chorou, ressentida e aflita, questionou incisivamente o sujeito, ao ponto de quase colocar uma faca no seu pescoço, no entanto, o marido se desculpou alegando que havia emprestado o automóvel para um amigo.

Creio que você, bem como eu, deve pensar que o fulano deveria estar pirado para fornecer uma desculpa tão esfarrapada. A questão é: você acreditaria? Eu também não!

No entanto, um tempo após esse fato discordante, a verdade veio à tona e realmente o sujeito estava falando a verdade; foi um amigo, também casado, quem criou todo esse desentendimento prejudicial entre Ana e o marido.

Contudo, eis algo a ser aprendido: primeiro, sob um raciocínio lógico, o marido da Ana deveria ser muito obtuso para soltar tantas provas de culpabilidade no local do crime, ou seja, não fazia sentido que ele estivesse mentindo.

E o aprendizado mais contundente é de que nada é como parece ser, assim como nem tudo que reluz é ouro.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page