top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Helena Rodrigues

PAI RICO – BISNETO POBRE

Em tempos difíceis os homens fortes prosperam e, não faço referência ao gênero masculino exclusivamente, enquanto homens fortes criam tempos fáceis, épocas e períodos despreocupados e serenos favorecem o desenvolvimento de indivíduos fracos.


Quando Sheikh Rashid, descendente da família a qual deu riqueza, modernidade e ostentação a Dubai, foi questionado sobre o futuro do país ele respondeu: Meu avô andava de camelo, meu pai andava de camelo, eu ando de Mercedes, meu filho anda de Land Rover, meu neto vai andar de Land Rover, mas meu bisneto vai andar de camelo.


Possivelmente o Sheikh compreende profundamente o sentido do provérbio oriental que diz: Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis.


Dias atrás li um texto, do colunista de ZH Mario Corso, onde ele narra, com um humor cítrico, como podemos criar um filho inútil sendo pais muito úteis, escrita que fez sentido para mim.

Para nos tornarmos progenitores úteis precisamos seguir algumas regras básicas e a primeira delas é deixar seu filho pensar que você é uma espécie de super-herói e consegue resolver tudo para ele, desde sustentá-lo até que ele decida dar um rumo em sua vida, já nos altos de seus trinta e tantos, confortavelmente abanquetado com toda a mordomia na sua casa.


Atualmente, vejo pais com tendência quase maníaca obsessiva de poupar os filhos de qualquer sofrimento e frustrações que possa haver. Criam descendentes dependentes, fracos e que não sabem lidar com situações difíceis e resolvê-las sozinhos.


Resiliência? Eis uma palavra com sentido, talvez, ignorado por eles. Estou enganada, enxergando com lentes de aumento ou você está criando uma nova descendência para andar de camelos?



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page